Stretching your relaxer

By Catila Gaspar - dezembro 15, 2010



Stretch é um termo inglês que significa esticar. As nossas amigas afro-americanas que costumam desfrizar ou alisar o cabelo costumam utilizar muito o stretching. Basicamente o stretching consiste num prolongamento do tempo entre desfrisagens ou alisamentos. Geralmente o tempo minimo recomendado para fazer um retoque na raiz é entre 6-8 semanas, mas no stretching esse tempo pode ser prolongado para 12-13 semanas conforme o seu tipo de cabelo, havendo até pessoas que conseguem estar até 6meses sem retocar a raiz.
Se nunca experimentou fazer um stretching, o melhor é começar devagar. Por exemplo, se costuma retocar a raiz após 6 semanas aumente uma semana e retoque após 7 semanas. Aumente gradualmente o tempo entre retoques até ao ponto em que achar que já não consegue mesmo manusear o novo cabelo sem desfrizo. Nessa altura então faça o retoque.

Prós e Contras
O stretching pode ser muito benéfico para o nosso cabelo. Ao darmos um descanso ao nosso cabelo, permitimos que ele fique mais forte, menos danificado e evitamos o risco de desfrisar cabelo que já sofreu uma desfrizagem (overprocess). Por outro lado se o stretch não for feito corretamente pode ser muito prejudicial pois o cabelo pode partir, ficar extremamente seco, sem brilho e até ter queda de cabelo.

Dicas para um bom stretching
O mais importante no stretching é sem duvida manter o nosso cabelo bem hidratado, principalmente o novo cabelo que cresceu. Para tal é bom que façamos uma hidratação semanal com uma boa máscara. Devemos também fazer pelo menos uma vez por semana uma co-lavagem (lavagem só com condicinador) evitando assim retirar os óleos naturais do nosso cabelo. Devemos ultizar uma loção hidratante diariamente para manter o cabelo macio e fácil de pentear. Há até quem estique a raiz com secador ou prancha para não se notar diferença entre o cabelo desfrizado e o cabelo natural. Todas estas são ideias que podem ser utilizadas conforme o que acharem melhor, mas não se esqueçam que a zona de junção entre o cabelo desfrizado e o novo cabelo natural é muito SENSIVEL por isso mantenham-na bem hidratada.

Eu pessoalmente devo dizer que tenho feito o stretch e não tenho tido nenhum problema. O meu ultimo stretch durou 10 semanas. Agora estou a fazer outro stretch. De momento já passaram 11 semanas desde o meu ultimo retoque, e espero chegar até as 15 semanas. O meu objectivo é diminuir cada vez mais a quantidade de vezes que utilizo quimicos no meu cabelo durante o ano..

  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

2 comentários

  1. Você é tão corajosa! 10 semanas foi o maximo que consegui mas estava quase enlouquecendo lol
    Geralmente eu deixo 8 semanas e queria diminuir pq eu não consigo prender meu cabelo com a raiz crescida e tb não consigo deixar solto com a raiz crescida, realmente é muito complicado quando a raiz cresce pq nao consigo pentear bem e quando deixo preso ele nao fica bem, mesmo com um estilo protetor as pontas ficam mais fracas, nao entendo.

    Geralmente eu deixo ele solto e como a raiz esta ainda lisa eu faço uma touca(wrap) no dia a dia e evito secador e qualquer fonte de calor que possa agredir, deixando pra utilizar esses aparelhos apenas em dias especiais. O que percebo é que quanto menos eu faço stretching melhor eu fico pq fico deprimida quando vejo a raiz lol

    ResponderEliminar
  2. Lolol eu antes também tinha esse problema. Cada vez que a raiz começava a crescer era horrivel, principalmente porque a minha raiz fica pior que capim..ahahah..mas com as mascaras e bastante hidratação começou a suavizar bastante..mas mesmo assim n fica facil..é uma questão de paciencia mesmo!!

    ResponderEliminar