"Porquê que o meu cabelo não cresce?" 4 Razões para não estar a ganhar comprimento!!!

By Catila Gaspar - outubro 27, 2011

 
A informação contida no post que vos trago hoje não é da minha autoria. Na verdade é baseado noutro post que eu li num blog afro-americano, mas achei que a informação estava também bem concebida que seria interessante também partilha-la convosco. O tema deste post é uma das perguntas que as mulheres com cabelos crespos e afros mais fazem com relação ao seu cabelo: "Porquê que o meu cabelo não cresce?".
Ter o cabelo comprido devia ser bastante simples para todas nós porque o cabelo cresce nas nossas cabeças naturalmente e sem que seja preciso fazermos nada. Então porquê que muitas vezes não conseguimos alcançar o comprimento de cabelo que desejamos? Muitas mulheres ficarão surpresas por saber que a resposta a essa pergunta não está em tomar-se comprimidos para crescimento de  cabelo ou irmos "à caça" de novos produtos para nossos cabelos. A solução é muito mais simples: temos que permitir que o nosso cabelo cresça mais do que aquilo que nós o danificamos. Portanto se tem tido problemas com ganhar comprimento no seu cabelo, talvez seja melhor verificar o quê que faz no seu regime com os cabelos que esteja a danifica-los. Aqui ficam 4 coisas que poderá estar a fazer e que contrariam o crescimento do seu cabelo:


  • 1. Está a manipular demasiado o cabelo e não usa penteados protectores - O facto é que o cabelo crespo e afro é muito mais delicado (e fino) do que o cabelo liso. Por isso mesmo há uma maior necessidade de o proteger contra a manipulação frequente. É claro que pode não usar penteados protectores, mas mais manipulação é igual a mais cabelo danificado, que é igual a mais quebra. E mais quebra é sempre contrária ao aumento de comprimento do cabelo.

         2. Não está a hidratar e a selar a hidratação no seu cabelo - O cabelo crespo e afro quase que implora por hidratação. A hidratação fará com que o nosso cabelo preserve a elasticidade. Quando isso não acontece o cabelo começa a partir (quebra). Para o cabelo ganhar comprimento (e prevenir a quebra) nós temos que ajudar o cabelo a manter a elasticidade por fazer da hidratação (com um creme hidratante) e selagem (com óleo natural) parte da nossa rotina capilar diária. 

         3. Está a usar demasiado calor -  Com excepção da vaporização (para hidratar profundamente) todas as outras fontes de calor (ex: secador, prancha, babyliss..) devem ser evitadas. O uso dessas ferramentas vai secar o nosso cabelo, e consequentemente vai levar à quebra. Secar o cabelo com o secador e esticar com a prancha são duas das formas mais rápidas de danificarmos o nosso cabelo. Eu sei que pode parecer difícil  mas se queremos ganhar comprimento devemos manter nosso cabelo afastado do calor.

        4 . Não está a cortar as pontas duplas ou danificadas - Não precisamos ter uma programação frequente para cortar o cabelo. Mas se danificarmos o nosso cabelo é natural que as pontas duplas e danificadas surgam, e ai terá mesmo que cortar para as pontas do cabelo continuarem saudáveis.  Se não tratar as pontas danificadas ou simplesmente ignorá-las o dano vai passar das pontas para o resto do comprimento do seu cabelo e aí o corte terá que ser maior. E mais uma vez nos vamos colocar a uma grande distancia do comprimento que pretendemos alcançar.

Em suma, mantenha uma manutenção simples!  Mantenha a manutenção do seu cabelo simples e use penteados protectores. Todo o cabelo passa por um desgaste natural. Mas quanto menos manipular o cabelo com coisas como demasiada escovagem e calor, menor será a probabilidade do cabelo secar  e quebrar. Assim mais facilmente veremos o comprimento do nosso cabelo aumentar!!

Este post ficou um pouco longo, mas espero que tenham gostado!!

  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

6 comentários

  1. Olá Cat, confesso que no ponto 2 cometo algumas falhas porque a hidratação, principalmente com óleo para selar a hidratação é algo que n faz parte da minha rotina... de vez em quando, quando ele está muito seco é que o faço :-) ultimamente até tenho ficado surpreendida com o comprimento do meu cabelo, acho que tem crescido super bem e em parte eu penso que será devido aos penteados protetores :-) gostei deste post, beijinhos grandes**

    ResponderEliminar
  2. Pois é Maria, sabes que comigo acontece exactamente o mesmo..eu acredito e sei que tudo o que eu escrevi aqui em cima é verdade..e resulta mesmo!! Mas depois o fazer é que às vezes é mais complicado..mas até que não me tenho portado muito mal..ihihih
    Ainda bem que gostaste linda;)
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Ola Cat!
    eu so não corto as pontinhas com frequencia, estou ha 5 meses sem cortar; o resto faço tudo direitinho, sou muito bem comportadinha!LOL
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Sou autor de 'O Pomo de Ouro' e gostaria de enviar o e-book dele para tua apreciação e possível inclusão na lista de leitura de teu blog. ;D Agradeço, pois, que informe um e-mail para o qual eu possa enviar o e-book. Por hora, segue o link do blog do livro para si: http://opomodeouro1.blogspot.com/

    Um grande abraço!

    Cordialmente,

    Augusto Branco

    ResponderEliminar
  5. Regina deixa lá que eu também ja não corto o meu à algum tempinho..rsrsrs..

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Augusto o meu contacto está na barra lateral!! Pode enviar o e-book!!

    ResponderEliminar