Cuidado com o consumismo!!!

By Catila Gaspar - março 18, 2011



Este é um tema no qual eu tenho pensado muito ultimamente. Não é novidade nenhuma que vivemos uma crise financeira mundial. É claro que há paises em que essa crise é mais notória que em outros, mas acho que é uma boa época para repensarmos os nossos hábitos de consumo. É comum ouvir histórias dramáticas de pessoas que tinham um bom nivel de vida e que hoje em dia devido ao desemprego e à falência das empresas estão a viver em situações precárias. Tudo isso deve servir de lição para nós, pois nunca sabemos como a nossa situação económica e profissional pode mudar de um momento para o outro. Eu fiz essa auto-análise na minha vida e vi que havia muita coisa que tinha que mudar principalmente quanto a hábitos de consumo. Eu tinha por hábito jantar no minimo uma vez por semana fora com o meu marido, e fazia constantes saidas com amigos. Também usava o telefone muitas vezes em situações desnecessárias e a factura não era nada meiga. Cheguei também à conclusão que usava o cartão de crédito para supermercado exageradamente, e muitas vezes só para gastar com pequenos petiscos. Já para não falar em produtos para cabelo..rsrsrs..fiz uma vistoria no meu armário dos produtos e reparei que tenho 7 shampoos, 4 condicionadores, 2 máscaras hidratantes, 2 leave-ins, 2 cremes hidrantes, sem contar com os óleos, seruns, ampolas e outros afins...só em termos de lavegem tenho produtos para pelo menos 6 meses!! Por isso eu fiz um compromisso comigo mesma de que apartir de agora não vou comprar nenhum item que não seja mesmo necessário. Simplesmente já não dá para gastar como dantes, agora é tempo de fazer poupanças a pensar no futuro, porque nunca sabesmos o dia de amanhã. É claro que eu não vou deixar de publicar assuntos sobre produtos (ainda tenho tantos para vos falar!!), mas vou mesmo evitar o espirito consumista, que aliás eu acho que é muito impulsionado nos blogs. Vejo muitas blogueira fazerem posts sobre comprinhas do mês (atenção, não estou a criticar quem o faz), mas apesar de cada um ser adulto e saber pensar por si mesmo, essas matérias acabam sempre por deixar o "bichinho" em quem lê. Bom essa é a minha opinião, espero não ter ferido susceptilidades de ninguém. Tá na hora de voltarmos a dar valor ao antigo mealheiro!!!

  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

1 comentários

  1. Ola Cat! gostei deste post e como você, também me questiono muito sobre as reais necessidades que temos e o quanto nos deixamos levar pelo consumismo... concordo também em relação a que, a leitura de blogs ou o facto de termos um, impulsiona também a comprar mais; tenho tentado me conter um pouco, não é facil, mas é possivel, sim.
    Beijos
    http://oblogdamulherpoderosa.blogspot.com/

    ResponderEliminar