O seu cabelo e o cloro

By Catila Gaspar - janeiro 19, 2012



Falei aqui no blog à algum tempo atrás que comecei a praticar hidroginástica duas vezes por semana. Agora fiz uma pequena alteração nas aulas e faço hidroginástica apenas uma vez por semana e no outro dia faço natação. Em conversa com uma colega de aula lá na piscina ela comentou que o cloro da piscina "dá cabo do cabelo". Eu ainda não tinha pensado nesse pormenor mas decidi pesquisar sobre o assunto. E realmente o cloro é muito agressivo para o nosso cabelo. Ele penetra nos fios e deixa os cabelos ressecados e por vezes com uma tonalidade esverdeada (nota-se mais nos cabelos loiros). 
O que podemos fazer?? Antes de entrar na piscina podemos passar um selante no cabelo que seja leve e não grudento, do género de um leave-in ou um sérum, que seja à prova de àgua. Encontrei algumas sugestões:  Gelée Waterproof da Kérastase e Frizzly-Hair Serum da Citré Shine. Depois de estar na piscina convém usar um shampoo purificante ou antiresiduos pelo menos uma vez por semana e fazer uma boa máscara para hidratação sempre que possivel.
Quanto ao tom esverdeado deixado no cabelo (que eu desconhecia completamente que acontecia) não é causado pelo cloro mas sim pelo sulfato de cobre que também é usado para tratar a àgua da piscina. Esse metal liga-se à queratina dos nossoa cabelos e resulta nesse tom esverdeado. Como é obvio nota-se mais nos cabelos loiros pois são mais claros mas acontece com todos nós. Não sei se realmente resulta, mas li que para retirar tom esverdeado tem que se aumentar o numero de lavagens na semana....se é se não não sei...
Eu pessoalmente já fazia a máscara  todas as semanas, mas não utilizo nenhum selante, por isso tenho que arranjar um. 
Há por ai alguma menina que frequente a piscina semanalmente? Se sim, como é que protegem o vosso cabelo?

  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

4 comentários

  1. Cat

    O cabelo verde so acontece em cabelos claros, não se preocupe.
    Primeiramente vc deveria conversar com alguém responsavel e saber se a agua é realmente tratada com cloro, pois ha piscinas que não são e isso salva nossos cabelos. Ha piscinas que são tratadas com ozônio e não ha problema para o cabelo.

    Caso seja com cloro, é necessario usar um produto para proteger (que seja waterprof para não sujar a piscina) e pôr uma boa touca. Quando chegar em casa lavar o cabelo e aumentar um pouco o uso do antirresiduos, ja que precisa tirar totalmente o cloro que possa ficar no cabelo. Sem esquecer de hidratar, mas isso sei que vc faz ;)

    bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah já imaginaste uma negra com cabelo verde??ahahah ia ser engraçado!! Mas tens razão vou tentar saber como é tratada a àgua lá da piscina que eu frequento. Também li a respeito do shampoo antiresiduos, mas esqueci de citar no post..

      Beijoo

      Eliminar
  2. Oi Cátia, eu ja fiz hidroginástica algumas vezes!
    Pelas poucas vezes que fiz não reparei nenhum dano de maior no cabelo, mas acredito que fazer piscina semanalmente vai provocar danos.
    Eu tinha era outro problema! A touca! Vivia saltando da minha cabeça no meio da aula (se calhar por causa do meu cabelo ser mto volumoso)... um dos motivos (inconsciente se calhar...) da minha desistência foi de certeza a dificuldade que eu tinha com a touca!
    Ja usei touca de silicone e touca de tecido elástico! E vc? q tipo de touca voce usa?

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Nélida, olha eu só comecei a natação esta semana, antes só fazia a hidroginástica duas vezes por semana. Na hidro eu sempre usei a touca de tecido sempre problemas, mas agora na natação a touca de tecido salta sempre que mergulho,por isso vou comprar agora no fim-de-semana uma de silicone para na próxima semana já ter para usar na natação. Tenho uma dica para ti:porquê que não experimentas fazer duas, ou mesmo só uma trança francesa quando vais à piscina?? Como ficam juntinhas à cabeça ajuda a diminuir o volume e a touca segura-se melhor ;)

      Beijãooo

      Eliminar