Afro Hair | Umentação Capilar - O que é?

By Catila Gaspar - junho 09, 2020



Se a esta altura ainda não sabes o que é a umentação capilar, então devo dizer que não sei em que planeta tens andado. Brincadeiras à parte, se ainda não sabes ou não fazes a umentação capilar, neste post vais ficar a perceber o que tens perdido.

A umentação é um tratamento capilar à base de óleos vegetais. Tem como objectivo nutrir profundamente os fios desde a raiz até às pontas, ajudando assim a tratar o cabelo danificado ou com tendência a ter pontas duplas. Para fazer a umentação podes usar qualquer óleo vegetal da tua preferência: óleo de côco, óleo de amêndoas doces, óleo de jojoba, azeite de oliva, óleo de rícino, etc.

A umentação é muito utilizada por pessoas com cabelos cacheados porque este têm mais tendência a ficar ressecados. Mas também é indicada para pessoas com cabelos lisos ou alisados, até mesmo para quem tem cabelos oleosos.

Há várias formas de fazer a umentação, basta fazeres uma pequena pesquisa no Youtube para encontrares vários vídeos sobre o assunto. Há quem costume aquecer os óleos alguns segundos antes de aplicar no cabelo. Eu pessoalmente não costumo aquecer, aplico-o na temperatura ambiente.

Eu costumo umentar o meu cabelo no dia anterior ao dia da lavagem. Aplico na raiz o óleo de rícino para ajudar com o fortalecimento e crescimento do cabelo. No comprimento do cabelo até às pontas aplico o óleo de amêndoas doces. Depois cubro o cabelo com um lenço para não sujar a almofada e vou dormir. Eu deixo os óleos atuarem durante toda a noite. É claro que não precisa ser tanto tempo, mas também nunca deve ser menos do que duas horas, para que o cabelo possa absorver bem os óleos. Depois basta lavar o cabelo normalmente. Eu também gosto de fazer a umentação no dia anterior à lavagem porque o shampoo retira os óleos naturais de cabelo. Dessa forma com a umentação o cabelo já não fica tão seco. 

Atualmente eu uso o meu cabelo alisado e estou tentar recuperar o meu cabelo, porque depois da gravidez ele ficou muito danificado. Eu já dei um bom corte nas pontas para retirar as partes mais danificadas, mas tratamentos como a umentação têm ajudado muito a manter o meu cabelo nutrido e saudável. 

Se também costumas fazer umentação capilar deixa nos comentários quais é que são os óleos da tua preferência.

  • Partilhar:

Também podes gostar de ler

0 comentários