Eu não acho que tenha uma grande moral para falar sobre organização, porque eu sou só uma das pessoas mais desorganizadas que eu conheço. Está certo que eu tenho uma vida bastante ocupada, mas eu acredito que com uma boa organização eu consigo gerir melhor o meu tempo e ser mais produtiva, e conseguir fazer muito mais coisas do que eu já faço.
Como tal estabeleci como um dos meus objectivos para 2018 ser uma pessoa mais organizada. Estive a pesquisar algumas dicas neste tema da organização pessoal, e separei aquelas que para mim são as mais importantes para poder partilhar convosco. Sim, porque eu acredito que não estou sozinha neste mundo da desorganzição.
1. Tirar tempo para planear
Na minha opinião o Domingo é um dia perfeito para fazê-lo. É o dia que em geral estamos mais descansados, estamos prestes a iniciar uma nova semana e faz todo o sentido planearmos essa nova semana com calma. Se o domingo não for um dia de descanso, quaisquer 15/20 minutos chegam para organizarmos a semana, no problem!
2. Usa um Planner ou Agenda
Eu acho super giro esta nova tendência dos planners com autocolantes, e fitinhas e bolinhas e frases motivadoras, é de facto uma forma engraçada de organizarmos a semana e coisa e tal. Mas confesso que não teria essa paciência. Reconheço que é muito importante escrevermos TUDO o que temos para fazer durante a semana, porque vai ajudar-nos a memorizar. Além disso termos uma To Do List e irmos riscando as tarefas que formos completando dá-nos uma sensação muito boa de realização e ajuda a manter-nos motivados.
3. Estabelecer prioridades
Sejamos realistas: Nós temos sempre 1001 coisas para fazer e queremos fazer tudo num dia de apenas 24h. Como é óbvio não vai resultar! Daí a importância de definir o que é e o que não é uma prioridade. Outra aspecto importante é colocar alvos realistas. Não vale a pena agendar demasiadas tarefas para o mesmo dia se temos noção que será difícil realiza-las a todas.
4. Elimina as distrações
Este é sem dúvida um dos meus pontos mais fracos. As distrações! Telemóvel, televisão, conversas paralelas, Internet, música...enfim são muitas e diversas as coisas que nos distraem quando temos coisas para fazer. Geralmente todos nós sabemos identificá-las o pior mesmo é livrarmos-nos delas. Nem sempre é fácil ou possível livrarmo-nos de algumas coisas que nos distraem, mas uma coisa que resulta muito bem (sei por experiência própria) é definirmos uma hora ou período de tempo para estarmos "off de tudo". Vão ver a diferença que esse tempo vai ter na vossa produtividade.
5. Aprende a delegar
Por vezes um dos grandes problemas da organização é acharmos que temos que ser nós a fazer tudo! Mas não dá! Seja no trabalho, na escola, ou em casa se puderes delegar algumas das tuas tarefas ou pedires ajuda para as fazer vais ver que não só vais conseguir manter toda a tua vida mais organizada como também vais ter mais tempo para ti. Pensa nisso!
4 comentários
Aii escrever as tarefas diárias dá imenso jeito! Eu escrevo tudo, só assim é que consigo organizar-me!
ResponderEliminarBeijinhos
www.beatrizcouto.com
Eu vou adotar esse método porque além de desorganizada sou esquecida!! Sabes como é um mal nunca vem só ahahahah
EliminarBeijinho
Eu nem a planear as coisas lá vou! ahah
ResponderEliminarAZUENTURE
Ahahah hás-de encontrar o que resulta para ti!! Às vezes leva tempo mas vamos lá 😉
EliminarBeijinho